Lei Aplicável na Califórnia para a Adoção por Padrastos
De acordo com o § 9000 do Código de Família da Califórnia, a adoção de um enteado ou enteada exige o consentimento escrito do outro genitor biológico. Sem consentimento, a única outra opção é obter uma decisão judicial que rescinda os demais direitos parentais dos pais biológicos. Para começar o processo, o padrasto ou a madrasta que busca adotar o filho do cônjuge do padrasto ou madrasta ou parceiro doméstico pode protocolar um pedido formal junto a uma vara de família para ser reconhecido como o pai/mãe legal de seu enteado ou enteada.
Quando você ajuíza um pedido de adoção por padrasto ou madrasta, é importante entender que você está pedindo ao juiz a permissão para se tornar legalmente responsável pelo bem-estar do seu enteado ou enteada, ou enteados. Isso significa que após a adoção bem-sucedida, o seu enteado ou enteada se tornará seu filho/filha nos termos da lei.
É Necessário Fazer uma Investigação antes que a sua Adoção seja Finalizada
Alguns padrastos/madrastas ficam surpresos ao descobrirem que as autoridades municipais e estaduais conduzirão uma investigação completa dos seus antecedentes (incluindo uma investigação de antecedentes criminais por impressões digitais) antes de aprovar a adoção por padrasto ou madrasta. A investigação é conduzida porque as autoridades governamentais querem garantir que a sua adoção será nos melhores interesses do seu enteado ou enteada. Você será instado a apresentar alguns documentos durante a investigação, incluindo:
Cópia certificada da certidão de nascimento do seu enteado ou enteada;
Cópia certificada da sua licença de casamento;
Cópia certificada da sua certidão de nascimento; e
Se um dos cônjuges tiver um casamento anterior, então uma cópia do mandado de dissolução.
Coisas Para Manter em Mente Para
Adoção de padrasto
É Importante Garantir o Consentimento dos Pais Biológicos
Quando você está tentando adotar o seu enteado ou enteada, é importante dar passos afirmativos para garantir o consentimento do pai/mãe biológico que não está mais em cena. Existe um formulário específico que o pai/mãe biológico precisa assinar (isto é, o formulário de Consentimento à Adoção). Esse formulário precisa ser assinado pelo pai/mãe biológico, atestado em cartório e protocolado em juízo.
O Consentimento do seu Enteado Pode ser Exigido
Uma vez que você garanta o consentimento do pai/mãe biológico, talvez você precise obter o consentimento do seu enteado ou enteada, dependendo da idade dele ou dela. Segundo a lei da Califórnia, se o seu enteado ou enteada tiver 12 (doze) anos de idade ou mais, então ele ou ela precisará consentir com a adoção. Todavia, se o seu enteado ou enteada for menor de 12 anos, ele ou ela não precisará consentir com a adoção.
Testemunhos
Tem Dúvidas sobre a Legislação de Adoção na Califórnia?
Agende Hoje Mesmo uma Análise de Caso Confidencial com um Advogado de Novato Experiente em Adoção
Se você está querendo adotar uma criança na Califórnia, a Castro Law Offices, P.C. está aqui para te ajudar. Somos um escritório de advocacia de primeira linha na Califórnia, especializado em questões de divórcio, guarda de filhos e outras questões referentes às relações domésticas. A Castro Law Offices, P.C. está sediada em Novato, Califórnia, mas está pronta e tem capacidade para prestar serviços e consultoria jurídica a clientes no Condado de Marin e adjacências, incluindo Novato, San Rafael, Greenbrae, San Anselmo, Fairfax, Sausalito, Larkspur, West Marin, Ross, Mill Valley e Corte Madera. Contate a Castro Law Offices, P.C. hoje mesmo para agendar uma consulta confidencial.